Curso Manutenção em Híbridos e Elétricos VHE
- Home
- Curso Manutenção em Híbridos e Elétricos VHE
- Presencial
- 4 dias
- 8 às 17h
- 32h
- Certificado
Conheça a fundo todas as particularidades, aprendendo na prática como diagnosticar defeitos e trabalhar com veículos híbridos e elétricos
Bem-vindo ao curso presencial e prático de veículos híbridos e elétricos para profissionais da reparação automotiva mais completo do Brasil!
Com a crescente demanda por veículos híbridos e elétricos, é fundamental que os mecânicos e eletricistas estejam preparados para atender a essa nova geração de automóveis. É por isso que desenvolvemos este curso exclusivo, que oferece uma abordagem prática e aprofundada sobre os sistemas e componentes essenciais desses veículos revolucionários.
Ao longo do programa, você terá a oportunidade de desmontar e examinar de perto as baterias, motores elétricos e outros sistemas-chave dos veículos híbridos e elétricos. Nossos instrutores especializados fornecerão conhecimentos detalhados sobre os princípios de funcionamento, diagnóstico e reparação desses componentes, capacitando você a lidar com os desafios específicos apresentados por essa nova tecnologia.
Com ênfase na experiência prática, este curso irá guiá-lo através de exercícios reais de desmontagem, identificação de peças e solução de problemas. Você aprenderá sobre as técnicas adequadas de manuseio e segurança ao trabalhar com baterias de alta voltagem, bem como sobre os procedimentos corretos para realizar diagnósticos precisos e reparos eficientes.
Além disso, abordaremos os sistemas auxiliares presentes nos veículos híbridos e elétricos, como os sistemas de recuperação de energia, sistemas de arrefecimento e sistemas de gestão de carga. Compreender esses sistemas em profundidade é fundamental para a manutenção e reparação adequada desses veículos de última geração.
Nossos instrutores possuem uma vasta experiência na área de reparação automotiva e trarão consigo exemplos reais e casos práticos, enriquecendo ainda mais a sua aprendizagem. Eles estarão disponíveis para responder a todas as suas perguntas e fornecer orientações valiosas ao longo do curso.
Ao concluir este programa, você estará bem equipado para enfrentar os desafios e oportunidades apresentados pelos veículos híbridos e elétricos. Você estará preparado para realizar diagnósticos precisos, solucionar problemas e executar reparos eficientes nos componentes mais críticos desses veículos.
Não perca a oportunidade de se tornar um especialista nessa tecnologia em ascensão e expandir suas habilidades como profissional da reparação automotiva. Inscreva-se agora em nosso curso presencial e prático de veículos híbridos e elétricos e esteja na vanguarda da indústria automotiva. Estamos ansiosos para recebê-lo nesta mais nova oportunidade!
Professor
Prof. Matheus
O professor Matheus possui ampla experiência prática acumulada nesses últimos 35 anos, trabalhando sempre com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, tanto na linha leve e pesada, se tornou referência no interior de São Paulo. Foi também proprietário de oficina Bosch Car Service por mais de 20 anos, onde realizou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Além de dominar muito o assunto, o professor possui uma didática objetiva e clara que deixa a informação mais leve para seu entendimento, facilitando a absorção e aproveitamento do conteúdo.
Atualmente o prof. Matheus ministra aulas nos cursos Injeção eletrônica avançada flex, Diesel Common Rail e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica. Ao todo, professor Matheus já capacitou mais de 500 profissionais pelo Brasil.
Sobre o curso
- Presencial: 4 dias
- das 8 às 17 horas
- 32 horas
- Certificado
Pré-requisitos
É desejável que o aluno tenha conhecimentos prévios em eletroeletrônica veicular, ou que já tenha realizado o treinamento “Elétrica automotiva e injeção eletrônica” previamente.
Material Didático:
Uma apostila colorida de mais de 100 páginas, recheadas de informação de qualidade abrangendo as tecnologias e sistemas contidos nos sistemas dos veículos híbridos e elétricos.
Suporte Técnico Especializado
Todos os alunos da AutoEletrônica contam com a ajuda da equipe técnica pós treinamento na solução de possíveis dúvidas. Após a conclusão do curso, como em qualquer profissão, podemos nos deparar com situações novas, inclusive na área automotiva. Saber que tem o nosso apoio e suporte, faz toda a diferença!
Práticas do curso
Aumente o nível e o lucro da sua oficina estando sempre na vanguarda da tecnologia.
Ementa Detalhada:
- Teoria Geral VHE
- História dos VHE
- Evolução dos VHE
- Tipos de Tecnologias de veículos:
- Mild Hybrid (semi-hibrido)
- Full Hybrid (Híbrido puro)
- Circuito série
- Circuito paralelo
- Circuito série-paralelo
- Híbrido plugin
- Elétrico
- Tipos de Baterias
- Níquel-metal Hidreto
- Lítio
- outras
- Estado atual da tecnologia
- Segurança e cuidados em manutenção de VHE
- Teoria do funcionamento do motor Atkinson
- Prática no Motor Atkinson de veículo híbrido
- Funcionamento do sistema ciclo Atkinson
- Prática de apresentação do sincronismo de um sistema Atkinson utilizando relógio centesimal e ferramenta de posicionamento
- Demonstração das mudanças internas do motor para uso em veículos híbridos
- Desmontagem completa do motor de um Toyota Prius 3ª Geração em bancada e análise de particularidades:
- Tampa de válvula
- Comando de válvula
- Variador do comando de válvula
- Cabeçote
- Pistões e Biela
- Virabrequim
- Lubrificação
- arrefecimento
- Bombas d’água elétrica
- Acoplamento motor-câmbio
- Prática no Câmbio híbrido série-paralelo do Prius 3ª Geração
- Funcionamento do sistema de câmbio
- Desmontagem completa do câmbio em bancada
- Funcionamento prático do Power-Split (divisor de forças)
- Apresentação do motor-gerador MG1
- Medição prática de isolamento no MG1 com megômetro
- Medição prática de resistência nas três bobinas do MG1
- Apresentação do motor-gerador e tração MG2
- Medição prática de isolamento no MG2 com megômetro
- Medição prática de resistência nas três bobinas do MG2
- Sistema de encoder de posicionamento do MG1 e MG2
- Apresentação prática do atuador do Parking
- Sistema de arrefecimento do óleo do câmbio
- Prática nos demais sistemas auxiliares
- Chicote de alta tensão de uma Toyota RAV-4
- Apresentação prática do chicote desmontado
- Medições de isolamento do chicote
- Medições de condução nos terminais do chicote
- Sistemas de Proteções do chicote (fusíveis)
- Cuidados na manutenção e manuseio
- Inversor Conversor (Controlador do sistema híbrido)
- Apresentação prática de um Controlador de um Toyota Corolla Cross Híbrido
- Especificação das funções do Controlador
- Desmontagem completa do Controlador em bancada
- Compressor elétrico do sistema de ar condicionado
- Apresentação prática de um motor de ar condicionado de um Corolla Cross Híbrido
- Desmontagem completa do motor em bancada
- Funcionamento interno do compressor elétrico
- Botão de partida
- Apresentação prática do botão eletrônico Start do Prius
- Demontagem do sistema do botão em bancada
- Prática nos demais sistemas auxiliares (continuação)
- Bombas d’água elétricas utilizadas no sistema híbrido da Toyota
- Apresentação prática da bomba d’água elétrica do motor
- Apresentação prática da bomba d’água elétrica do Controlador
- Apresentação do circuito de água do trocador de calor do câmbio e do Controlador (inversor conversor)
- Alavanca de Câmbio
- Apresentação prática da alavanca de câmbio (Joystick) do Toyota Híbrido
- Pedal do acelerador do sistema híbrido Toyota
- Apresentação prática do funcionamento do pedal do acelerador
- Sistema Hidráulico de Frenagem e ABS
- Funcionamento do sistema hidráulico por acionamento elétrico
- Apresentação prática do Sistema Hidráulico completo em bancada do Toyota Híbrido, incluindo Sistema ABS
- Apresentação do sensor do pedal do sistema de freio
- Bomba de Combustível
- Apresentação prática da Bomba de combustível do Toyota Prius
- Motor-Gerador
- Apresentação prática de um motor-gerador do sistema Mild-Hybrid de um Audi A6 semi-híbrido
- Prática nas Baterias
- Apresentação Prática das células individuais de bateria em bancada
- Bateria de Níquel-Metal-Hidreto (NiMH)
- Ford Fusion 1ª Geração
- Toyota Prius 1ª Geração
- Bateria de Níquel-Metal-Hidreto (NiMH)
- Toyota Prius 2ª e 3ª Geração
- Bateria de Lítio
- Ford Fusion 2ª Geração
- Carregamento de célula individual em bancada
- Medição Práticas em bancada:
- Medição de tensão de trabalho
- Medição de tempo de carga e descarga
- Balanceamento de células de Bateria
- Apresentação prática das Baterias completas dos seguintes veículos híbridos: Bateria do Ford Fusion 1ª Geração (NiMH), Bateria do Ford Fusion 2ª Geração (Lithium), Bateria do Toyota Prius 1ª Geração (NiMH) e Bateria dos Toyotas Híbridos (e Lexus) contemporâneos (NiMH) (ex: Toyota Prius 3ª Geração, Corolla Híbrido, RAV-4, etc.)
- Localização e uso da chave de segurança
- Funcionamento dos Contactores
- Localização e identificação dos módulos de controle da bateria
- Desmontagem prática da tampa de proteção das células da bateria
- Procedimentos de segurança e cuidados com manuseio nas medições
- Medição prática de isolamento entre células e carcaça da bateria
- Medição prática de tensão de células
- Análise do balanceamento de completo de cargas das células
- Prática no veículo: Toyota Prius 3ª Geração
- Localização de todos os sistemas apresentados no veículo
- Apresentação prática do sistema de baixa tensão
- Medições de tensão e de saúde da bateria
- Medição de carregamento pelo Controlador Inversor-Conversor
- Apresentação prática da bateria de alta tensão
- Medição da alta tensão com linha viva com veículo em funcionamento
- Medição de corrente de carregamento da bateria de alta com veículo em funcionamento
- Medição de corrente de consumo da bateria de alta
- Estratégia do sistema em Modo de Manutenção
- Demonstração prática de entrada e saída do modo
Dica de Hospedagem:
Para a maior comodidade dos nossos alunos, indicamos hospedagens próximas ao centro de treinamento. Dependendo do tipo da hospedagem, o custo inicia-se em R$65,00. Consulte nossos consultores sobre mais detalhes!
Professor
Prof. Matheus
O professor Matheus possui ampla experiência prática acumulada nesses últimos 35 anos, trabalhando sempre com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, tanto na linha leve e pesada, se tornou referência no interior de São Paulo. Foi também proprietário de oficina Bosch Car Service por mais de 20 anos, onde realizou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Além de dominar muito o assunto, o professor possui uma didática objetiva e clara que deixa a informação mais leve para seu entendimento, facilitando a absorção e aproveitamento do conteúdo.
Atualmente o prof. Matheus ministra aulas nos cursos Injeção eletrônica avançada flex, Diesel Common Rail e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica. Ao todo, professor Matheus já capacitou mais de 500 profissionais pelo Brasil.
Avaliações de quem já participou de cursos:
ExcelenteCom base em 97 avaliaçõesAndre Sartori17. Outubro, 2023.Escola fantástica professores maravilhosos melhor curso que eu já fiz parabéns a autoeletrônica eu recomendoAlex Matos7. Outubro, 2023.Uma escola que eu escolhi muito para fazer o curso eu volto dinovo para fazer curso com essa escola mil vezes estão de parabéns 🎊Odair Souza13. Setembro, 2023.Excelente profissionais, atendimento diferenciado e um lugar maravilhoso.Atila Ramony3. Julho, 2023.Experiência surreal, escola faz com que o aluno aprenda da melhor forma , dinâmicas boas dicções fazem uma boa assimilação. Fora o atendimento do pessoal do escritório que é fora do comun, venho mostrar a tamanha satisfação de ter sido aluno dessa escola. Breve retorno pra mais cursos #superindico
ExcelenteCom base em 79 avaliaçõesrecomendaHenrique Franco2022-05-02Cursos bem elaborados e de excelente qualidade.recomendaAsterinho Frederico2021-02-02Curso top muito bom. PerfeitorecomendaCesar Gadioli2020-11-17ótimos profissionais, localização e espaço excelente.recomendaEdcleyton Hernandez de Melo2020-01-25Curso de excelência viu, instruções e formas de trabalho muito boas !!!!!!!recomendaPaulo Andreghetto2019-12-17Escola top com profissionais com auto indice de comprometimento.recomendaRenan Santos2019-11-25curso muito bom eu recomendorecomendaDanilo Vieira Martins2019-09-23O mais destaque e o conhecimento que os professores tem para nos passar.recomendaEderson Gandra2019-08-18Ótima escola, indico a todos que buscam experiência na área automotiva!!recomendaMauricio Santos2019-08-01cursos com professores excelentes 100% recomendo atendimento nota 10recomendaAldemir Oliveira Costa Filho2019-04-27o curso me surpreendeu de várias maneiras. Quem não aprender com Alécio, Fernando, Eduardo não aprende mais!!!!! parabéns Autoeletronica dando uma nova perspectiva a pessoas.
Pronto, agora é com VOCÊ!
É só preencher o formulário.
Contamos com uma equipe de consultores especializados para te auxiliar no que você realmente precisa!
Seja um aluno AUTOELETRÔNICA e se destaque no mercado, tornando-se um reparador de referência na sua região!